23.4.07

Desterro


O Oceano Atlântico e o sol se pondo por trás da Serra Geral me pediram a foto acima – e me deram em troca uma pergunta: por que não morar aqui?

Como não bastam como pátria nem a cidade natal nem a mochila, a vida ancorada em um só porto por vezes parece desequilibrar o navio. E então vejo nalgum antigo desterro o verde, o mar e o concreto se unirem de tal forma que quase esqueço o local a que pertenço.

Quem dera todos os desterros fossem assim! Como os açorianos que vieram povoar a ilha, deixo o conforto pela surpresa a cada passo; o ar condicionado, a Internet e as poltronas do cinema dão lugar à brisa, à Via-Láctea e às avenidas à beira-mar, amplas o bastante para nos convencermos de que uma muralha de arranha-céus também pode ser bela.

O tempo parou para vermos, em quatro dias, como os ares de metrópole convivem com os de balneário do interior ou de uma velha cidade do Brasil Colônia, escondida pelos edifícios em vielas estreitas. Cidade cercada de praias por todos os lados, onde o inevitável desenvolvimento urbano já causa os transtornos das grandes capitais, mas de onde, em poucos minutos, posso derivar para o horizonte líquido ou uma trilha na mata.

Sim, essa paisagem compensa as chuvas freqüentes e a vida cultural ainda incipiente. Apenas a vida construída sobre alicerces mais profundos é que não me traz mais vezes à ilha. Os quatro dias, contudo, bastaram para eu reencontrar as energias e voltar disposto à realidade na terra natal. E, na noite antes de meu retorno a Porto Alegre, miro contente, uma vez mais, a paisagem da foto, agora pontilhada pelas luzes dos barcos, como a refletir na baía a luz das estrelas que velam o sono de Florianópolis.

4 comentários:

Anônimo disse...

E saber que um sonho da gente, é a realidade de alguns.

Que o Sol seja mais intenso no seu brilho e calor.

Telejornalismo Fabico disse...

*



floripa é tão bonitinha.
não moraria também, mas que é bom de ir, isso é.




*

Katia K. disse...

Bonita foto, bonito texto :-)
Está na hora de atualizar o seu blog, não?
Abraços!

Katia K. disse...

Caro amigo, muito obrigada pelo e-mail. E parabéns para a pequena Luísa!!! Vou aguardar seus comentários :-)
Grande abraço!