17.6.07

Carta

Um feliz encontro entre minha mãe e um de seus ex-alunos deu origem a um depoimento que Sean, o ex-aluno e hoje excelente amigo meu, fez público em seu blog. Agora reproduzo a carta que a professora Maria Silvina, minha mãe, escreveu em resposta ao depoimento.

Sean,

Eu não poderia te deixar sem resposta, uma vez que trouxeste à tona sentimentos que me acompanham há quatro décadas – a saudade de meus tempos de bibliotecária.

Como não sou versada em computação, faço do meu filho e teu amigo, Renato, o portador das minhas palavras em seu blog.

Desempenhei funções de professora bibliotecária durante vinte anos e o fiz convicta da minha missão – cativar o aluno para a leitura. Tenho consciência da minha dedicação e amor, posto que eu adorava o que fazia, mas nunca parei para pensar em como e quanto germinariam as sementes que eu plantava. Entretanto, tenho recebido, ao longo dos anos, alguns depoimentos que me fazem considerar o valor do meu trabalho e agradecer a Deus a inspiração e a força que Ele me deu. Esta mesma conduta tive com meus filhos, Renato e Rogério, que, nas palavras de uma professora amiga, eram verdadeiros “ratinhos de biblioteca”.

Sean, como foram significativos o teu abraço e as tuas palavras quando nos encontramos na festa de 1 ano da minha neta! E eu achando que nem te lembravas de mim!!! Tua atitude tocou profundamente o coração desta “taurina chorona”! Mas afirmo-te, com certeza absoluta, que a tua mãe – a incansável Farisa, que conheci como atuante dinâmica no Clube de Mães da nossa escola – foi a primeira e principal responsável por essa postura de reconhecimento e gratidão que hoje demonstras. Sensibilidade como a que possuis, reforça-me a crença de que o mundo ainda não se deteriorou.

Obrigada, meu querido Sean, pela alegria que me proporcionaste! Obrigada também aos teus amigos pelos comentários elogiosos!

Que bom que és amigo do meu filho!

Parabéns a tua mãe que te criou tão bem! O meu abraço a ela e um beijo para ti da professora amiga que te deseja muito sucesso na vida.

Maria Silvina

2 comentários:

Telejornalismo Fabico disse...

*




Maria Silvina,

o meu agradecimento foi algo muito pequeno em relação à visão de mundo que você me proporcionou. não reconhecer isso seria mentir pra mim mesmo.

e mestres como você, que conseguiram fazer a diferença na vida de tantas pessoas, é que estão em falta nesse mundo de hoje.

se cada biblioteca tivesse uma Maria Silvina, tenho certeza de que nosso ensino seria outro. grandes projetos são bons para normatizar o que está fora do lugar. mas são pequenos gestos como os seus, amparados em carinho e compreensão, que fazem a real diferença.

porque tocam fundo dentro da gente.




*

Telejornalismo Fabico disse...

*




Renato, meu velho, obrigado por esse encontro.

e tomara que a Luísa encontre uma Maria Silvina no caminho.




*