26.3.06

Três ponto nove

Nem parecia. Um dia absolutamente normal para a época – com chuva, mas quente, como se o verão ainda quisesse resistir ao outono que já começou. Um dia obscuro no calendário, esse tal de 23 de março, perdido entre o Carnaval e a Páscoa, sem nada de especial, não fosse meu aniversário.

Eu sempre me sinto esquisito nesse dia. É como se fosse mais propriedade minha que dos outros. Se Tiradentes, Nossa Senhora, pais, mães, crianças, todos têm um dia, por que não posso ter o meu?

Fico a pensar: 25 de dezembro é o aniversário de Jesus Cristo; 1º de janeiro, o aniversário do tempo – pelo menos em nossa cultura. Mas ambos são convenções, criadas em nome de uma incerteza. O aniversário de uma pessoa, não. É um aniversário de verdade. Foi nesse exato dia que se nasceu, e nessa exata data se completam tantas voltas da Terra em torno do Sol. Uma marca a mais, definitiva, em um trajeto cuja distância total é ignorada. É ou não para mexer com a cabeça da gente?

Conheço quem não comemora aniversário; outros vão mais longe, nem sequer admitem que a “data fatídica” venha a público. E essas idades, naturalmente, acabam sendo as mais comentadas. De minha parte, até agora isso não me incomodou. Mas, pensando bem, a idéia assusta: um ano para os 40. Porque, se toda mudança de década é em certa medida atemorizante, esse 4 olhando para mim, aproximando-se, ao mesmo tempo parece afastar aquela idéia de juventude propalada na mídia. O 3 ainda vá lá. Agora, o 4?

E foi só bater na trave dos 40 para ouvir falar nos famigerados enta. Fosse na língua de Shakespeare, seria melhor, pois os ty teriam começado mais cedo, aos 20. E agora? Rendo-me às fórmulas de auto-ajuda, aos eufemismos? “Não é idade, é experiência”, “A vida começa aos 40”... Isso eu saberei daqui a um ano. O que eu sei, agora, é que o melhor de chegar a certa idade é perceber que não se é, por dentro, tão velho como imaginávamos quando crianças.

Meus pais, agora, têm a mesma idade de meus avós quando eu estava no primário. E, de alguma forma, eles são mais jovens. Na cultura ocidental, a morte ainda é um tabu e o jovem é cultuado – o que também tem seu lado positivo, pois os novos tempos têm incentivado hábitos diferentes, como viagens, exercícios físicos, roupas mais joviais, e tudo isso se reflete na idade aparente.

O tempo, depois de um certo tempo, parece andar mais rápido, mas também é cada vez menos absoluto. Na reta final para os enta, prefiro ter uma idade para cada momento. Nas horas tristes, posso ter 70 e, nas alegres, voltar aos 17. Mas isso já é outra história...

(Em tempo: à procura de um referencial importante, descobri que 23 de março é Dia do Meteorologista, aniversário de Florianópolis e data nacional do Paquistão. Por aqui, meu dia ainda é uma data perdida no calendário...)

Um comentário:

Anônimo disse...

Para mim, até aproximadamente dois anos atrás, o dia 23 de março nada mais era realmente do que uma data no calendário.
Um dia, que poderia nascer ensolarado e terminar nublado como outro qualquer.
Hoje, para mim, o dia 23 de março é um dia especial. É um dia que eu espero durante o resto do ano. É um dia que, conforme se aproxima, enche meu coração de expectativa, de ansiedade - uma boa ansiedade.
Fico com aquela sensação de contagem regressiva "subliminar" dentro da minha cabecinha, sabe?
E porque? Você quer saber o porque?

Bem, nesse dia, alguém que eu amo muito passa mais uma fase de sua vida. Uma pessoa que se tornou parte da minha vida, das minhas lembranças, dos meus pensamentos.
Alguém com quem já pude contar para dividir alegrias e também tristezas. Alguém que faz com que meu coração pule de alegria quando me surpreende no telefone, ou com novos versos...
Alguém em quem penso com carinho, de quem me lembro com saudade, de quem não esqueço nunca, alguém que está ocupando um grande espaço no meu coração, e que, se depender de mim, nunca sairá de lá.
Alguém a quem dedico meus pensamentos e sentimentos sem interesse, sem medo, porque sei que não é preciso temer.
À essa pessoa, que já me inspirou a escrever, e a seguir em frente, dedico minha amizade, dedico meu carinho.
Um beijo desta tua sorella que te ama muito!!!!