16.8.05

16 de agosto

Gosto de lembrar certas datas. Alguns poderiam lembrar que 16 de agosto é o Dia do Filósofo. Mas, para mim, esse dia é importante por um motivo completamente diferente. Não fosse um 16 de agosto e eu certamente não estaria aqui.

Há exatos quatro anos, recebi resposta a um e-mail em que eu convidava uma paranaense, estudante de Letras, chamada Karen, para bater papo sobre cinema. O que me fez “pinçá-la”? Por coincidência, ambos havíamos feito comentário sobre o filme “Quase famosos”, de Cameron Crowe, no site Fulano – na época em que o Fulano era divertido –, e eu gostei muito do texto que ela escreveu.

Esse dia foi um divisor de águas.

Efetivamente, começamos a trocar idéias sobre a sétima arte (mas primeira na nossa preferência!) – e, da superfície das telas, passamos para a dos livros. Na mesma época, uma colega jornalista havia emprestado “O perfume”, que eu vinha lendo no ônibus, indo para o trabalho. Quando terminei a história do fascinante e abjeto Grenouille e fechei o livro, senti um vazio indescritível. No dia seguinte, eu estava em uma livraria para comprar “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, e iniciar tardiamente uma feliz viagem sem volta.

Depois, diversas influências foram se somando, e eis-me aqui, arriscando-me na literatura e não descartando a possibilidade de um dia me aventurar no cinema. Por isso neste dia lembro a Simona (gracias por el libro!); todas as amizades virtuais, que vêm me ensinando a escrever; a Martha, minha mulher, que me deu corda para levar adiante a idéia de meu primeiro livro; a Katinha, que sem querer me apresentou o Blogger... mas, principalmente, a Karen, minha amiga até hoje, que não fazia idéia do que aquele e-mail representaria, e o Cameron Crowe, que, com seus “Quase famosos”, deu asas a um praticamente desconhecido.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não sabia que dia 16 de agosto era dia do Filósofo!!! Bom saber que eles tem um dia!!! ;-)
Renato, continua fazendo o que tu gosta. Escreve, escreve sim! Tu tem um mega futuro!
Beijos

Vanessa Peres

Katia K. disse...

Caríssimo amigo... Gostei do textinho saudoso e, de certa forma, agradecido. Tenho certeza de que minha mana nuvem, nossa querida Prisca, vai gostar da homenagem. Quando quer que ela tenha a chance de ler... Muita inspiração pra vc, sempre, e força pra seguir pelos caminhos do desconhecido mesmo quando eles parecem meio difíceis e solitários. Um grande abraço!

Anônimo disse...

Puxa vida... quando é que eu poderia esperar uma homenagem tão bonita??? Estimadíssimo Ferdibrand, companheiro de jornadas pelos mundos da imaginação, espero que possamos sempre contar com a amizade um do outro para seguirmos adiante em qualquer universo (seja no do cinema, da literatura, da poesia ou especialmente esse aqui, virtual, a nossa Matrix ;)) Datas são mesmo coisinhas pequenas e ao mesmo tempo muitíssimo importantes quando se tratam de pessoas como você... Obrigada por existir na minha vida, caro amigo. Um grande abraço daquela que muito te gosta e admira... Vossa Prisca